O que é um material balístico

Todo mateial que consegue frear um projetil é considerado balistico, visto desta forma desde uma folha de papel até uma parede de concreto pode ser considerado balistico.

A diferença é qual o tipo de projetil ela consegue suportar e qual a quantidade de material utilizado para alcançar essa resistência balistica.

Exemplo: Uma folha de papel não é capaz de suportar um tiro de calibre 22, porém um livro de mil páginas talvez torne isso possível.

O que define a tecnologia de um material balistico

Tecnologia é o avanço das caracteristicas de um produto.

No caso dos materiais balisticos é a redução de peso e espessura para uma resistência balistica cada vez maior


Material Balistico, impacto tiro r8 BLindados Blindatecnica



Quais as caracteristicas dos materiais

Existem varios tipos de materiais utilizados na blindagem veicular mas vamos simplificar falando apenas dos materiais utilizados em blindagem de veiculos civis no brasil são mais utilizados veículos de nivel I ao nivel IIIA (vide tabela balistica), para estes tipos de blindagens são utilizados os seguintes materiais:

  • Manta de Aramida
  • Aço Balistico
  • Vidro Blindado


Caracteristicas materiais balisticos vidro balistico


Manta de Aramida

A manta de aramida é composta de tecidos confeccionados com fios de aramida.

Este tecido é conhecido hoje por dois nomes comerciais o Kevlar® produzido pela Dupont® e o Twaron® produzido pela Akzo Nobel®, estas empresas produzem o fio e também o tecido, mas não produzem as placas utilizadas na blindagem veicular produzidas no Brasil.

As placas são produzidas por outras empresas que desenvolveram a tecnologia de laminação destas placas que diferem sua resistencia, expessura, flexibilidade e vida útil.

Mantas Laminadas com Termo-plasticos

As mantas com termoplasticos possuem a mesma resistencia das laminadas com borracha e neoprene, porém não possuem a mesma resistência a absorção de liquidos.

Essa absorção pode gerar com o tempo a delaminação da placa, ou até a deteorização do material pois pode absorver também produtos utilizados na lavagem de veículos, visto que as portas dos veículos não são seladas e permitem a entrada destes liquidos.

Mantas Laminadas com Neoprene ou Borracha

Essas mantas tem como caracteristicas principais sua impermeabilidade, menor expessura e flexibilidade: sua vida útil é muito superior as mantas laminadas com termo-plasticos pois não absorvem água e produtos quimicos, além de serem mais fáceis de instalar no veículo devido a sua espessura reduzida.


Manta de aramida r8 blindados blindatécnica

Aço Balistico

Exitem dois tipos de aço utilizados na blindagem, Aço inox 304l e o Domex.

Aço Inox 304L

Um aço com alto teor de niquel em sua composição, o que o torna um aço mais elástico que os outros inox.

Essa flexibilidade impede que ele se rompa com facilidade e facilita sua conformação para aplicação no veículo.

Aço Domex

Um aço temperado de alta dureza mais resistente que o inox 304l, com menor expessura, mas de dificil aplicação, pois não pode ser conformado, sua aplicação é moldado com cortes e soldas o que dificulta a blindagem do veiculo.


Aço balistico bmw m4 r8 blindados blindatecnica

Vidro Blindado

O vidro é o material mais complexo da blindagem sendo dificil de explicar todas as composição detalhadamente, para que possamos entender sua tecnologia vamos descrever suas caracteristicas.

Todo o vidro blindado deve possuir um antiaderente em sua camada interna, pois quando alvejado por um projetil, acontece uma transmissão de energia. O impacto é transferido da primeira camada até a última.

A parte interna dos vidros blindados devem ser compostas por materiais plasticos tais como:

  • Spall shield (filme de polister e poliuretano)
  • Policarbonato

Os mais recomendados são vidros com policarbonato, pois é um polimero de alta resistência, o que ajuda na redução de peso do conjunto laminado.

Os vidros compostos com policarbonato são mais finos e leves que os compostos com spall shield, pois o spall não tem a mesma resistência e elesticidade que o policarbonato e no geral os vidros com policarbonato possuem uma massa menor de vidro para uma resistência maior.

Exemplos:

  • Vidros com policarbonato 21mm
  • Vidros duplo policarbonato 19mm
  • Vidros poli borocilicato 17mm
  • Vidros com spall shield 21mm

Alguns vidros blindados sofrem uma reação conhecida como delaminação. A delaminação é o deslocamento das laminas que compões o conjunto.

Essa reação acontece pois o policarbonato é um material com caracteristicas distintas do vidro e por este motivo são materiais incompativeis a serem colocados em um mesmo conjunto, logo os materiais que aderem bem no policarbonato não colam bem no vidro e vice versa.


Vidro Blindado Laminado Stellglass PgProducts R8 Blindados Blindatecnica